segunda-feira, 7 de junho de 2010

Um em cada três resultados de busca traz link malicioso, aponta Symantec


Por Carrie-Ann Skinner PC Advisor/Reino Unido 

Um terço dos resultados dos sites de busca é de links envenenados - poisoned links, em inglês -, afirmou a Symantec. A empresa de soluções e serviços de segurança pôde calcular o tamanho dessa ameaça depois que pesquisadores passaram duas semanas investigando os cem primeiros resultados nas buscas pelos 300 termos mais populares.

Em um incidente recente, 99 de 100 resultados de buscas por uma frase apontavam para sites maliciosos projetados para infectar os PCs dos usuários com malware, ou roubar dados pessoais sigilosos como logins e senhas.

De acordo com a Symantec, sites de busca como o Google conseguem identificar e remover apenas metade de todos os links envenenados.

A Symantec afirmou que isso faz dos resultados envenenados de busca uma das ameaças online mais persistentes, junto com os ataques via redes sociais e os anúncios de antivírus falsos.

Links no alvo
Como resultado, a empresa de segurança online elegeu a caça a essa vulnerabilidade como foco de seu software Norton Internet Security 2011.

O produto, que atualmente está na versão beta e pode ser baixado gratuitamente a partir do site dos produtos Norton, vem com software da Symantec para verificação de URL.

O Norton Safe Web Lite verifica os links mostrados nos resultados de busca do Google, do Yahoo e do Bing, e alerta os usuários para quaisquer links que possam ser inseguros.

A Symantec confirmou que a versão final do Norton Safe Web Lite estará disponível ainda em junho.

Para Facebook

O Norton Internet Security 2011 também traz o Norton Safe Web for Facebook, que faz uma varredura nas alimentações de notícias da rede social em busca de URL maliciosas, avisando sobre elas antes que um usuário clique no site.

No futuro, a Symantec revelou que espera estender esta ferramenta para outras redes sociais como Twitter e LinkedIn.

A versão completa do Norton Internet Security 2011 deverá ser lançada em setembro. Detalhes sobre preço ainda não foram divulgados.


CONECTE!!!!
Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário