sexta-feira, 4 de junho de 2010

Microsoft planeja pacote gigantesco de correções para seus programas



Por Gregg Keizer, Computerworld(EUA)

A Microsoft anunciou ontem (03/6) que liberará um pacote com 10 atualizações de segurança na próxima terça-feira (08/6). Os patches corrigirão 34 vulnerabilidades presentes no sistema operacional Windows, no navegador Internet Explorer, no pacote de aplicativos Office e na plataforma de colaboração para aplicações intranet Sharepoint. As correções também anula dois bugs que a empresa admitiu em fevereiro e abril deste ano.

Embora as 10 atualizações não sejam o recorde - em outubro de 2009 e fevereiro de deste ano, a Microsoft liberou 13 - o número de vulnerabilidades igualou o de outubro do ano passado.

A cada mês, a Microsoft tem alternado a lotes de grandes e pequenas correções, com atualizaçòes de maiores dimensões saindo em meses pares. Em maio, por exemplo, a empresa emitiu o boletim para a consertar apenas duas vulnerabildades. Em abril, no entanto, foram 11 boletins, que repararam 25 falhas.

Das dez atualizações de junho, três delas são consideradas de nível "crítico" e estão no topo do ranking de ameaças da empresa. Os sete restantes são 'ímportantes", ou seja, estão apenas um degrau abaixo na relação. 

Dois dos três updates críticos vão corrigir vulnerabilidades no Windows (XP, Vista, 2000 e 7) , enquanto o terceiro abordará o Internet Explorer (IE6, IE7 e IE8). Outros patches atuarão no Excel  para Windows (versões 2002, 2003 e 2007) e também no Excel para Mac (versões 2004 e 2010). Jerry Bryant, gerente geral do Microsoft Security Response (MSRC), declarou que o Excel 2010 não traz erros e não será incluído no pacote. Ele afirmou ainda que as atualizações também corrigirão falhas de segurança descobertas em fevereiro deste ano. Os bugs permitem que hackers explorem o IE a partir do Windows XP, podendo até mesmo ler todos os arquivos do PC da vítima.

O pacote corrigirá ainda um problema no SharePoint Server 2007, que foi divulgado pela Microsoft em abril deste ano, A brecha pode ser utilizada por crackers para roubar informações sigilosas das empresas que fazem uso da plataforma. A empresa informa ainda que estes updates serão os últimos voltados para o Windows 2000 e para o Windows XP Service Pack 2 (SP2), sendo que seus suportes de segurança serão destaivados em meados de julho.




CONECTE!!!

Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário