quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cibercriminosos enviaram 3,7 bilhões de e-mails com phishing em 2009



Por Carrie-Ann Skinner IDG News Service

Cibercriminosos enviaram 3,7 bilhões de e-mails com phishing (golpes virtuais) em 2009, o que contribuiu para o aumento de 132% nos casos de fraudes bancárias na web, segundo relatório da empresa britânica CPP.

O estudo ainda revelou que 55% dos e-mails de phishing encontrados estão relacionados a dados bancários, que tentam enganar usuários da web ao fazê-los instalar vírus nos micros que roubam números de cartões de crédito e senhas.

Além disso, 46% dos internautas se preocupam com possíveis compras ilegais relacionadas a dados roubados de cartões de crédito e um em cada 10 entrevistados tem medo de que fraudadores estejam usando o Twitter para seguí-los. Cerca de 33% dos pesquisados está consciente de que suas contas em redes sociais podem ser hackeadas.

Ainda segundo a CPP, os ataques às redes sociais estão aumentando. No ano passado, quase um quinto dos britânicos recebeu mensagens de perfis falsos no Facebook, afirmando serem amigos ou familiares.
"Parece que não passa um dia sem que um novo caso de fraude on-line apareça nas manchetes, no entanto, o que é preocupante é que os consumidores ainda são vítimas", disse Nicole Sanders, especialista em fraudes de identidade da CPP.
"Os fraudadores estão se tornando cada vez mais qualificados em suas técnicas e táticas. Pode ser extremamente difícil diferenciar um e-mail legítimo de um falso, assim recomendamos cautela em todos os momentos online", disse Sanders, que completou. "Seu perfil é tão valioso para um ladrão como um cartão de crédito, por isso proteger os dados pessoais é fundamental".
 
 
 
CONECTE!!!
Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

Postar um comentário