terça-feira, 22 de junho de 2010

Evento da Intel apresentará tecnologias para leitura de pensamentos

 

Por Agam Shah, IDG News Service



O Research Day, evento anual da Intel que será realizado no final deste mês, irá apresentar tecnologias da empresa que são capazes de ler gestos de usuários e até responder a pensamentos, além de um carro inteligente baseado em computação em nuvem com recursos para prevenção de acidentes.

O evento será realizado em 30 de junho no Computer History Museum, em Mountain View, Califórnia, nos Estados Unidos.

Os dispositivos e ideias que serão apresentados tratam de conceitos não relacionados ao núcleo de negócios da Intel, segundo o diretor de tecnologia da Intel Labs, Manny Vara. No entanto, alguns desenvolvimentos acabam tornando-se produtos, como microprocessadores e outros dispositivos como smartphones, notebooks ou até mesmo roupas, segundo Vara. 

Vários projetos pesquisam maneiras melhores meios de interação entre computadores e usuários por meio do reconhecimento de gestos, fala e pensamentos. A Intel vai demonstrar um robô capaz de reconhecer fala e dispositivos móveis equipados com câmera capazes de reconhecer gestos.

A companhia também apresentará um computador que reconhece e responde a ondas cerebrais quando um usuário pensa em controlar um determinado dispositivo. Manny promete sistemas mais interessantes que tentarão analisar ondas cerebrais para obter informações sobre os pensamentos dos usuários, mas não forneceu mais informações. As máquinas precisam entender como os humanos trabalham, e não o contrário, afirmou.

Essa interação também está melhorando com a ajuda de sensores que já existem, de acordo com o executivo.
Robôs, por exemplo, estão recebendo uma sensibilidade ao toque aprimorada, inspirada em tubarões, disse. 

Tubarões podem sentir campos eletromagnéticos ao redor do nariz, dando a eles uma ideia do que estão mordendo. Pesquisadores da Intel estão tentando equipar robôs com sensores na ponta de seus dedos para determinar se um objeto é feito de plástico ou vidro e qual o formato, para saber a força necessária para segurá-lo. Essas tecnologias podem ajudar em diversas aplicações industriais.
 
CONECTE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário