segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dilma Rousseff defende software livre e Marco Civil em lançamento de blog



Por Redação IDG Now

O blog da pré-candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff , foi lançado nesta segunda-feira (19/4),  por meio transmissão ao vivo via streaming, com a presença de Dilma.

Mediada pelo coordenador de sua campanha na web, Marcelo Branco, e pela jornalista Helena Chagas, a sessão contou com perguntas enviadas pelos internautas - em vídeo - sobre assuntos diversos, como política para mulheres, educação, questões sociais e internet.

Neste quesito, Dilma afirmou que  as "redes sociais são instrumentos fundamentais para propiciar a participação política" e que o diálogo na rede é saudável para a democracia.

Além de ressaltar a importância das discussões sobre o Marco Civil da web, a pré-candidata do PT firmou o compromisso de  trabalhar pela universalização da internet rápida.

"O Marco Civil é muito importante e está sendo construído juntos com vocês na internet. É necessário ter múltiplos olhares sobre essa questão", afirmou. "O Brasil vai mudar quando tiver banda larga em todos os rincões deste País, principalmente naqueles lugares onde hoje não se imagina ter esse serviço", disse.  

Irmãos Coragem, Viúva Porcina e o software livre

Em clima bem humorado, o encontro teve espaço para perguntas descontraídas, como a predileção ou não da pré-candidata por novelas. "Eu não perdi um capítulo de Irmãos Coragem, assisti a ela todinha", disse, sobre atração da Rede Globo exibida em 1970. "E também gostei muito da novela que tinha a Viúva Porcina", afirmou Dilma, relembrando Roque Santeiro, que teve a atriz Regina Duarte na pele da protagonista, ao lado de Lima Duarte, o Sinhozinho Malta.

Outro momento curioso do encontro se deu quando Marcelo Branco pediu para câmera mostrar o computador usado por Dilma durante a sessão. 

Era um pedido de internautas, que queriam checar se a máquina realmente rodava em software livre, como ele e a própria Dilma fizeram questão de ressaltar hoje. "Eu uso Ubuntu", disse Dilma, referindo ao sistema operacional baseado em Linux. "Toda a estrutura tecnológica do site utiliza software livre", reafirmou Branco.    

Conteúdo e moderação
 
O blog entra no ar com áreas para conteúdo de notícias sobre as atividades de campanha, biografia, artigos, propostas de governo e vídeos. Para estimular a participação dos internautas, foram reservadas áreas para envio de histórias pelos usuários e ícone que agrega as redes sociais das quais Dilma participa (Orkut, Facebook, Twitter e Flickr).

Os comentários de leitores serão moderados. Segundo Branco, trata-se de uma medida necessária. "Pela lei, todo comentário publicado é de responsabilidade do dono do blog. Por isso haverá moderação. Só não serão publicados comentários que desrespeitarem a lei eleitoral", afirmou. Nestes casos, o internauta será avisado dos motivos da recusa, assegurou Branco.

Em vídeo postado no blog, a pré-candidata afirma que as pessoas perguntam o que ela gosta de fazer quando está em casa, o que costuma ler, ver e fazer, entre outras coisas. "Você vai encontrar um pouco de tudo isso neste espaço. Vai me conhecer melhor, saber minha opinião sobre temas políticos, culturais ou sociais."

A intenção dos responsáveis pela campanha digital de Dilma é realizar encontros como o de hoje regularmente. "O objetivo é promover encontros como esse pelo menos uma vez por semana. Mas às vezes pode ser que isso não seja possível. Portanto, peço a compreensão de vocês", disse a pré-candidata. 





CONECTE!!!
Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário