sexta-feira, 11 de junho de 2010

Canonical prepara Ubuntu OS para tablets

 

Por Guilherme Pavarin, de INFO Online

A Canonical lançará uma versão de Ubuntu OS para computadores tablet até o começo de 2011, de acordo com a entrevista que um executivo da empresa concedeu ao site InfoWorld.
A intenção da companhia é ampliar a presença nos dispositivos móveis e abocanhar uma fatia do mercado disputado por Apple iOs, Google Android e Nokia Meego.

Segundo o executivo Chris Kenyon, a Canonical tem “ambição maiores do que ficar apenas no ramo dos netbooks”. Atualmente, a versão Ubuntu 10.04 é apenas compatível com servidores, PCs e netboooks.

O foco do sistema operacional aberto para tablets será uma interface com acesso rápido às aplicações mais usadas, afirmou o executivo.

Definido pela Canonical como “uma versão leve e simplificada do Linux”, o projeto também apostará na compatibilidade com drivers multitoque e teclados inseridos na tela. A inspiração para o SO, diz Kenyon, veio em grande parte das boas ferramentas criadas na plataforma de iPad, da Apple, para quem ele diz “tirar o chapéu”.

Para o executivo, o grande trunfo do SO é a capacidade de rodar mais rápido enquanto consome menos energia, o que poderá convencer muitas fabricantes de tablets e de componentes a aderirem à plataforma aberta.

Embora esteja com um pé dentro do mercado de tablets, não há planos para a Canonical entrar também no mercado de smartphones, disse Kenyon. Segundo ele, o mercado é demasiadamente apertado e já ocupado por poderosos players.









CONECTE!!!


Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

Postar um comentário