quinta-feira, 29 de julho de 2010

Microsoft promete lançar beta do IE9 em setembro

Por Gregg Keizer Computerworld/EUA

A Microsoft vai lançar uma versão beta do Internet Explorer 9 em setembro, disse um executivo da empresa nesta quinta-feira (29/7).

Se o cronograma estiver preciso, o IE9 beta virá com um mês de atraso - especulações davam seu lançamento como certo em agosto. O palpite surgiu em parte por causa dos slides PowerPoint sobre o Windows 8 que teriam vazado da Microsoft.

Nesta quinta-feira, Kevin Turner, COO da Microsoft, disse que o IE9 chegaria à fase beta no outono (do hemisfério Norte - primavera, no Brasil). “Estamos realmente excitados em relação ao IE9, que atingirá a fase beta e virá em setembro”, disse Turner, durante apresentação anual de um dia a analistas de Wall Street.

Turner também valorizou a recente reviravolta do Internet Explorer, dizendo que o navegador ganhou mercado nos últimos dois meses.

Fatia global

De acordo com a empresa de métricas na web Net Applications, o IE aumentou sua fatia global em 0,6 ponto porcentual em junho – um recorde. Contudo, para a empresa, o IE perdeu – e não ganhou – terreno em maio.

Em 30 de junho, o IE respondia por 60,3% de todos os navegadores utilizados durante aquele mês.
Desde março, quando a empresa apresentou uma versão preliminar e para desenvolvedores do IE9, a empresa atualizou seu navegador duas vezes. A mais recente foi no fim de junho.

Depois do anúncio de Turner de um beta do IE9 para setembro, a Microsoft evitou responder questões adicionais, incluindo em que dia essa versão mais estável seria publicada, ou se o beta seria aberto para qualquer um, tal como ocorreu com as versões para desenvolvedor.
“Nós não temos qualquer detalhe adicional para compartihar por enquanto sobre a disponibilidade do Internet Explorer 9 Beta”, afirmou um porta-voz da empresa.

Versão final

A Microsoft também recusou-se a revelar um prazo final para liberação da versão final do IE9. Muitos agora acreditam que a Microsoft não lançará o navegador antes de 2011.

É o que deverá ocorrer caso a Microsoft siga o cronograma do Internet Explorer 8 (IE8), que foi publicado como beta em março de 2008 mas só teve sua versão final liberada em março de 2009.

Usando o cronograma do IE8 como guia, é razoável esperar que a versão final do IE9 só apareça em setembro de 2011.

O IE9 rodará no Windows Vista e no Windows 7, mas não no Windows XP, o sistema operacional que, com cerca de nove anos de mercado, ainda responde por 68% de todas as versões do Windows ainda em uso.





CONECTE!!!

Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

Postar um comentário