quinta-feira, 1 de julho de 2010

Google tem seu mecanismo de busca bloqueado na China


Por Sharon Gaudin Computerworld/US


Um dia depois da Google tomar uma atitude a fim de agradar as autoridades chinesas, a empresa anunciou em seu blog que o serviço de busca se encontra parcialmente bloqueado na China.

Na última terça-feira (29/06), a companhia decidiu não mais redirecionar as pesquisas feitas pelo Google chinês diretamente para a sua versão de Hong Kong. Agora, para que isso ocorra, o usuário deve acessar um link que fará a transferência.

Essa foi uma das exigências feitas pelo Partido Comunista. Segundo o diretor jurídico da empresa, David Drummond, se tal providência não fosse tomada, a licença necessária para manter o serviço em funcionamento no país não seria renovada.

Nesta quarta-feira (30/06), o governo chinês deve ter um veredicto quanto a permitir que a Google continue acessível no país.
“Parece-me que as autoridades chinesas não estão satisfeitas”, afirma Dan Olds, analista da Gabriel Consulting Group. “Ontem, a Google deixou de redirecionar as pesquisas feitas na China para sua versão em Hong Kong, o que deveria tê-los deixado contentes. Em vez disso, eles demonstram toda a sua gratidão com um novo bloqueio”.

Em uma entrevista concedida na última terça-feira, o principal pesquisador da Enderle Group, Rob Enderle, disse que, por mais que a Google se esforce, os executivos da empresa têm poucas alternativas se quiserem continuar com seus negócios no gigante asiático:
“Eles não têm escolha. Esse é o problema de tomar uma posição que a empresa não pode sustentar. Você não luta contra governos. A Google tem uma escolha: se render ou abandonar. Decidiu se render”.






CONECTE!!!
Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

Postar um comentário