terça-feira, 6 de julho de 2010

Intel melhora tecnologia de transferência de energia sem fio




Da Reuters

A Intel anunciou nesta terça-feira que melhorou a tecnologia de transmissão de energia sem necessidade de fios para um estágio em que é possível transferi-la para receptores em movimento até uma distância de 70 centímetros.

A companhia, que utiliza a tecnologia Wireless Resonant Energy Link (WREL), demonstrou o sistema pela primeira vez em 2008 nos Estados Unidos, quando ligou uma lâmpada de 60 watts sem precisar de fios.

Agora, a gigante dos microprocessadores afirma que a tecnologia evoluiu para um estágio em que o receptor, uma caixa de som por exemplo, pode ser movida em torno do transmissor a uma distância de até 70 centímetros, o que eliminaria a necessidade de cabos.

O princípio do sistema tem origem nas experiências com transferência de energia por ressonância magnética feitas pelo inventor Nikola Tesla no final do século 19.

No sistema da Intel, um algoritmo especial de rastreamento assegura o nível constante de energia conforme o receptor é movimentado, afirma a companhia em comunicado.
"O receptor já não precisa mais estar alinhado paralelamente com o transmissor. Os algoritmos adaptativos para a sintonização automática agora permitem que as bobinas do transmissor e do receptor fiquem a um ângulo de até 70 graus com a eficiência da transmissão permanecendo firme em 70 por cento", afirma a companhia.

Entre as aplicações da tecnologia estão marca-passos que não precisam de fios subcutâneos ou mesas livres de cabos, capazes de alimentar dispositivos como celulares e notebooks automaticamente, cita a empresa.





CONECTE!!!
Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

Postar um comentário