quinta-feira, 1 de julho de 2010

Finlandeses passam a ter acesso a banda larga garantido por lei



Da BBC Brasil

A Finlândia tornou-se o primeiro país do mundo a decretar que o acesso a banda larga é um direito básico de seus cidadãos.

A partir desta quinta-feira (1º), todo finlandês terá, por lei, assegurado o direito de acessar a internet a uma velocidade mínima de 1 megabit por segundo.

O país se comprometeu a conectar toda a população a uma velocidade de 100 megabits por segundo até 2015.

Na Grã-Bretanha, o governo prometeu à população uma conexão de até 2 Mb por segundo até 2012, mas o acesso não é garantido por lei. A lei finlandesa obriga todas as empresas de telecomunicação do país a oferecer o serviço aos residentes.

Em entrevista à BBC, a ministra das Comunicações da Finlândia, Suvi Linden, explicou a lógica por trás da legislação: "Nós consideramos o papel da internet na vida dos finlandeses. Serviços de internet não têm mais a função de apenas entreter. A Finlândia trabalhou duro para desenvolver uma sociedade informatizada e dois anos atrás percebemos que nem todos tinham acesso", ela disse.

As autoridades do país estimam que 96% da população já tenha acesso à internet. Na Grã-Bretanha, o índice seria de 73%. Uma pesquisa feita pela BBC no início do ano revelou que uma em cada cinco pessoas no mundo consideram o acesso à internet um direito fundamental.






CONECTE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário