quinta-feira, 15 de julho de 2010

Intel inventa controle remoto de TV que identifica os donos

 

Por Patrick Thibodeau,Computerworld/EUA

 
O desenvolvimento de "TVs inteligentes" também tem levado - e sem surpresa - à criação de um controle remoto inteligente, graças à Intel.

Pesquisadores da Intel submeteram um artigo à Associação para o Avanço da Inteligência Artificial no qual detalham a pesquisa em torno de um controle remoto de TV diferente. Ele é capaz de perceber qual membro da família o está utilizando, baseado no modo como cada um segura o acessório e como os botões são apertados.

Os pesquisadores empregaram a tecnologia do acelerômetro - presente em eletrônicos como o iPhone, que se apoia nele para ajustar a tela de acordo com a posição do aparelho - e a incluíram no controle. Sua missão é fornecer informações sobre movimento. Por exemplo, com que mão o controle foi pego, com a esquerda ou a direita? Dados sobre a pressão exercida nos botões, como o tempo em que ficam pressionados, também são coletados.

Essas informações são analisadas por algoritmos que buscam padrões e, com base neles, tentam identificar pessoas. O teste foi conduzido em um ambiente real, dentro de lares em que as famílias concordaram em ter seu comportamento filmado por câmeras, para que os resultados pudessem ser confirmados.

Teste real
 
O controle foi testado em cinco residências, com famílias de duas a quatro pessoas, por um período de diversas semanas, e foram obtidos diversos níveis de precisão - entre 70% e 80% e até mais, dependendo do tipo do teste, segundo o artigo. A tecnologia continua a ser refinada.

Mariano Phielipp, pesquisador do Digital Home Group na Intel, foi quem apresentou o trabalho. Ele disse que a tecnologia poderia ser útil como forma de identificação automática do jogador em games, por exemplo, ou na reformulação das prioridades entre os canais da TV, dependendo de quem segure o controle.

Ainda há problemas abertos em relação a como definir essa identidade, disse Phielipp. "Isso não quer dizer que tenhamos resolvido todos os problemas de identificação, mas trata-se de uma forma de ajudar a TV a reconhecer quem você é", disse.

Apesar de a fabricação de eletrônicos de consumo não fazer parte do portfólio de negócios da Intel, ela desenvolve "diversos trabalhos no campo da TV, em especial com TVs inteligentes, e trabalha com diversos OEMs", afirmou o porta-voz da Intel, Bill Calder, por e-mail.

Sobre o controle remoto inteligente, tema do artigo intitulado "Fast, Accurate, and Practical Identity Inference Using TV Remote Controls", Calder disse que "por enquanto trata-se apenas de pesquisa, para ver se ele pode mesmo ser produzido".

Entre os autores do artigo estão Phielipp and Magdiel Galan, do Departamento de Ciência da Computação e Engenharia da Universidade Estadual do Arizona; da Intel, participam Richard Lee, Branislav Kveton e Jeffrey Hightower.






CONECTE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário