terça-feira, 9 de março de 2010

Seul inaugura ônibus elétrico wireless



Por Paula Rothman

A cidade de Seul, na Coréia do Sul, inaugurou hoje um veículo elétrico online (OLEV, da sigla em inglês).
O sistema criado pelo Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST) usa energia elétrica vinda de cabos instalados abaixo da rua e transmitida por um método de recarga magnética, sem contato.

Isso significa que o veículo é abastecido em movimento: não há a necessidade de parar para recarregá-lo. Abaixo dos vagões do OLEV está um aparelho que coleta eletricidade e distribui para o sistema ou armazena.
Parado ou em movimento, ele recebe energia dos cabos subterrâneos, dispensando o uso de baterias muito grandes.
O aproveitamento em um sistema como esse é bem grande: 74% do que é enviado pelos cabos consegue ser captado “wireless” pelo OLEV - considerando o espaço de 13 cm entre a estrada e o fundo do veículo.

Com um vagão e três carros de passageiros, o veículo fará um circuito de apenas 2,2 km em torno do zoológico do Seoul Grand Park. A KAIST explica que não foi necessário modificar todo o percurso para o veículo, já que ele precisa de apenas quatro estações de reabastecimento – quando passa por cima desses pontos ao longo do percurso, automaticamente recebe energia. Ao todos, apenas 16% das vias pelas quais o OLEV irá passar tiveram que ser modificadas.
As adaptações para implementar um sistema como esse nas ruas de Seul são tão poucas que, se todo o sistema de ônibus da cidade fosse de OLEV, apenas 20% das rotas teriam que receber as linhas de recarga.

Uma rua com o sistema subterrâneo é dividida em segmentos de forma que, quando o veículo passa por certo segmento, um sensor é ligado e o carro acima dele recebe eletricidade. Como a energia só é aplicada aos veículos equipados para isso, não há risco de descargas em pedestres ou outros carros.

Caso seja bem sucedido em seu teste no Seul Grand Park, o veóclo elétrico pode ser adotado em toda a cidade. 

 
      

  
 
CONECTE!!!
Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário