segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres ganham mais espaço na liderança



Por James Della Valle

Um estudo promovido pela Catho Online apontou que houve aumento da participação feminina em cargos de chefia como presidência, diretoria e gerencia.
Segundo a pesquisa, em 1996, o número de mulheres que ocupavam o cargo de CEOs era de 10,39%. O número teve um aumento de 12,49% em 13 anos, chegando a 21,88% até o começo de 2010.

Apesar do crescimento geral, os números mostram uma estagnação no setor de tecnologia. Em 2008, por exemplo, a participação de profissionais em TI era de 16,06%. Apenas 0,08% a menos do que o cenário atual, de 16,14%.

De acordo com Accenture, especializada em consultoria de gestão, uma das chaves para a manutenção e conquista desses cargos nas áreas de chefia é a capacidade que as mulheres têm de lidar com desafios e transformá-los em oportunidades.

A companhia, que liderou um estudo com 500 empresas sobre o assunto, apontou que 53% dos entrevistados acham que a força de trabalho feminina é mais resilente. Outro ponto interessante é que 60% dos respondentes afirmaram que oferecem incentivos à carreira dessas profissionais, enquanto os 40% restantes preferem investir em preparação para cargos de gerencia sênior.
“Resiliência é a combinação de adaptabilidade, flexibilidade e determinação. Pode ser o novo critério de avanço profissional”, disse Adrian Lajtha, diretor de liderança da Accenture.  “No momento atual de incerteza econômica e intensa competitividade, as organizações que incutirem a resiliência na sua liderança em desenvolvimento terão uma vantagem clara”, declarou.

 



CONECTE!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário