quinta-feira, 11 de março de 2010

Justiça manda Oi liberar iPhone como modem


Por Felipe Zmoginski

SÃO PAULO - Uma decisão da Justiça do Rio Grande do Norte determinou que a operadora Oi libere o uso do iPhone 3GS como modem 3G.

Usar o iPhone como modem para navegar no computador é possível desde 2009, quando a Apple apresentou o modelo 3GS e uma atualização de firmware liberando a tecnologia de tethering, que permite compartilhar o sinal de internet com outros dispositivos, como notebooks.

No Brasil, no entanto, apenas a operadora Vivo libera o uso do tethering. Esta semana, no entanto, um usuário da Oi obteve na Justiça do Rio Grande do Norte, o direito de usar o tethering em seu iPhone 3GS.
O usuário, que é advogado, alegou, entre outros argumentos, que comprou o iPhone 3G anunciado como “totalmente desbloqueado”. Mas, na prática, notou que a função de modem 3G não estava habilitada. Na sentença, a Justiça ordena que a Oi libere a função de tethering.

Caso não obedeça a decisão, a tele pode ser multada em R$ 100 ao dia. Como a sentença foi proferida em caráter liminar, a Oi pode recorrer da decisão.
Em nota, a telecom diz que não comenta ações judiciais em andamento e afirma que não possui autorização da Apple para liberar o uso deste tipo de tecnologia.


Veja a íntegra da nota da Oi:
A Oi esclarece que não possui em seu portfólio planos de dados ilimitados para serviços de 3G e que, portanto, não está autorizada, pelo fabricante, a disponibilizar a função tethering do iPhone (compartilhamento de internet que permite o  aparelho ser usado como minimodem) para seus clientes. Com relação ao caso mencionado, a empresa acrescenta que não se pronuncia sobre ações judiciais em andamento.





CONECTE!!!


Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário