quarta-feira, 10 de março de 2010

Google lança loja online de aplicativos para a nuvem

Por Paul Krill

O Google abriu na noite de terça-feira (9/3) a Google Apps Marketplace, loja virtual que vende aplicativos de terceiros para serviços da empresa baseados na nuvem. A intenção é claramente a de criar um rol de ofertas complementares para o mercado corporativo em torno do Google Apps.

O programa permite integração com aplicações como Gmail, Docs, Sites e Calendar. A loja começa com 50 desenvolvedores participando, incluindo Atlassian, NetSuite, Skytap e Zoho.

“Assim que o aplicativo é comprado, ele é automaticamente integrado ao domínio”, disse o diretor de produção do Google, Chris Vander Mey. Segundo a empresa, os softwares poderão ser instalados em um domínio após um processo de apenas quatro clicks. O Google Apps Marketplace pode ser comparado à App Store, da Apple, segundo Vander Mey.

A participação no Google Apps Marketplace é aberta a consumidores das edições Premier, Standart e Education do Google Apps. Para participar, o desenvolvedor paga uma taxa de adesão, no valor de 100 dólares, para tornar sua aplicação disponível na loja. Os aplicativos são conectados ao marketplace pelo serviço REST e por APIs como OpenID e OAuth.

Das vendas, 80% ficarão com os parceiros, enquanto o Google ficará com os outros 20% dos lucros.

CONECTE!!!
Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário