terça-feira, 6 de abril de 2010

Chrome já detém 6,13% do mercado



Por Guilherme Pavarin

O navegador Google Chrome aumentou sua participação pelo décimo mês seguido e encerrou março com 6,13% do mercado, de acordo com a NetApplications.

Para se ter uma idéia do avanço do embrião do Chrome OS, o navegador do Google não passava de 2,18% de presença no mercado em maio de 2009. A partir de então, passou a crescer pouco a pouco e, já no fim do ano, saltava em torno de 0,4 pontos percentuais por mês.

De fevereiro para março, todavia, o pulo foi maior que a média: 0,52 pontos percentuais - de 5,61% para 6,13%.

A aposta dos analistas é que o browser do Google tenha se beneficiado com suas versões para Mac OSX e Linux, lançados no fim do ano passado, e com uma tática mais agressiva da empresa de Mountain View ao promover o Chrome junto a seus produtos.

Por razões óbvias, o progresso do Google Chrome trouxe consequências para os navegadores concorrentes; no mesmo período em que sua popularidade cresceu, a participação do líder Internet Explorer, por exemplo, encolheu de 68,10% para 60,65%.

Ainda assim, a relação entre a queda do IE e a ascensão do Chrome não é tão direta quanto parece. Isso porque Firefox, Safari e Opera também ganharam mercado nos últimos dez meses.
Em março, Firefox deteve 24,52% de participação, Safari 4,65% e Opera 2,37%. No mês de maio do ano passado, os valores eram, respectivamente, 22,75%, 2,70% e 2,06%.

O que a pesquisa sugere é que o uso das versões anteriores do navegador da Microsoft estão diminuindo e nem todas estão sendo renovadas para o IE 8, o mais atual e que, sozinho, corresponde a 18,4% de todo o mercado.

Para os analistas da NetApplications, o Chrome pode chegar a 10% do mercado de navegadores até o fim do ano, sobretudo pela chegada dos netbooks com Chrome OS.

Por outro lado, ainda há a ameaça do Internet Explorer 9, que, de acordo com a Microsoft, será mais rápido e poderoso – e sem compatibilidade com o Windows XP, ao que parece.

A NetApplications monitorou 40 mil sites e 160 milhões de visitantes únicos.






CONECTE!!!

Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário