domingo, 25 de abril de 2010

McAfee pede desculpas por atualização defeituosa de antivírus

Por Gregg Keizer Computerworld/EUA

A McAfee desculpou-se na quinta-feira (22/4) por estragar milhares de PCs de seus consumidores com uma atualização defeituosa na quarta-feira (21/4).

"Em nome da McAfee, quero me desculpar e dizer que estamos extremamente tristes por qualquer impacto que o arquivo de atualização defeituoso possa ter causado a você e a suas empresas", disse o vice-presidente executivo Barry McPherson, no blog oficial da companhia, na quinta-feira, pouco antes da meia-noite.

Foi o primeiro pedido de desculpas de um executivo da McAfee pelo fiasco, que foi detectado nas primeiras horas de quarta-feira quando uma atualização do antivírus colocou em quarentena um arquivo de sistema crítico do Windows depois de identificá-lo como um vírus de baixa ameaça.

Os relatos, confirmados e folclóricos, elevam o número de máquinas afetadas à casa dos milhares, na maioria PCs corporativos.

Windows XP
Apenas sistemas rodando Windows XP Service Pack 3 (SP3) foram afetados pela atualização defeituosa, mas trata-se da versão mais nova e o analista do Gartner John Pescatore estima que ela esteja em uso por 50% do mercado corporativo.

McPherson ofereceu uma explicação básica de como a falha passou pelos testes da McAfee. "O problema surgiu durante o processo de testes do arquivo DAT. "Nós fizemos recentemente uma mudança em nosso ambiente de certificação de qualidade (QA) que resultou em um DAT defeituoso chegando aos sistemas dos clientes."

A McAfee está criando o que McPherson chamou de "protocolos adicionais" para quaisquer atualizações que possam impactar arquivos de sistema críticos para o Windows - como o arquivo "svchost.exe" que foi levado por engano para a quarentena na quarta-feira - e vai utilizar sua tecnologia Artemis para oferecer aos clientes uma lista branca de arquivos de sistema que devem ficar de fora.






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