sexta-feira, 2 de abril de 2010

Criador do primeiro computador pessoal, Ed Roberts morre aos 68 anos


Por IDG New Services

Henry Edward Roberts, criador do Altair 8800 que inspirou Bill Gates e Paul Allen a entrarem no negócio de software para computação pessoal, morreu aos 68 anos.

"Estamos profundamente entristecidos com o falecimento do nosso amigo e primeiro mentor, Ed Roberts" disseram os co-fundadores da Microsoft, Bill Gates e Paul Allen, em um comunicado divulgado na quinta-feira (1/4).

"Ed foi um verdadeiro pioneiro na revolução dos computadores pessoais, e nem sempre recebeu o reconhecimento que merecia", acrescentaram Gates e Allen.

Roberts foi um dos fundadores da Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), um varejista de kits para entusiastas da eletrônica. Lá ele projetou o Altair 8800, provavelmente o primeiro computador pessoal. Quando a revista Popular Electronics apresentou o Altair em sua capa em janeiro de 1975, Gates e Allen ofereceram-se para desenvolver uma versão da linguagem de programação Basic para o novo computador e então criaram a configuração do Microsoft (então conhecida como Micro-Soft) para fazê-lo.

"Ed estava disposto a dar uma chance para nós - dois rapazes interessados em computadores muito antes de eles serem comuns - e temos sido sempre gratos a ele", comentaram os dois fundadores da Microsoft.

"O dia em que nosso primeiro software ainda não testado funcionou no Altair foi o início de uma série de grandes coisas. Nós sempre temos muitas lembranças boas de trabalhar com Ed em Albuquerque, no escritório do MITS na Rota 66.

Gates e Allen contam que Roberts era um homem intenso, com um grande senso de humor, e que sempre se preocupou profundamente com as pessoas que trabalhavam para ele. Esta atitude, entretanto, não foi estendida aos funcionários da empresa. Poucos anos após o lançamento do Altair, Roberts vendeu a MITS e se mudou para o Estado da Geórgia, onde estudou medicina e tornou-se um médico local.





 
CONECTE!!!




Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário