sábado, 26 de março de 2011

Greve de TI começa segunda-feira (28), diz Sindpd-SP



Por Déborah Oliveira, da Computerworld
 

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Empregados de Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Sindpd-SP) entrará em greve a partir de segunda-feira (28/03). A decisão foi tomada após a reunião da entidade com o sindicato patronal realizada  na tarde de hoje (25). Na ocasião, o patronal não aceitou as propostas feitas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com Antonio Neto, presidente do Sindpd-SP, diversos planos serão colocados em prática para mobilizar a classe para dar início a paralisação. “Há uma semana estamos em contato com os profissionais de TI, visitamos as empresas, entregamos panfletos, enviamos e-mails e discutimos o assunto nas nossas redes sociais. Vamos intensificar essas ações a partir de segunda-feira e passar as devidas orientações aos funcionários”, afirma.

O presidente do Sindpd-SP disse em entrevista ao Profissão TI que na próxima segunda-feira, quando o sindicato entrará ainda com dissídio coletivo na Justiça do Trabalho, deverá escolher algumas empresas para iniciar a greve.

Entretanto, de acordo com ele, profissionais de órgão públicos estão liberadados. Do total de 80 mil trabalhadores do estado, ele não soube dizer ao certo quantos vão participar da ação. “Acredito que o número será grande.” Para Antonio Neto, a paralisação não será negativa. “Ao contrário, a categoria será mais valorizada”, afirma.

Antonio Neto lembra que nenhum profissional pode ser punido por participar da greve e os dias parados vão ser objetvo de negociação durante o julgamento do dissídio. O Sindpd-SP informa que até que o julgamento aconteça (não há uma previsão), a classe está em greve.

O que estava em jogo

O MPT sugeriu reajuste salarial linear de 8,6%, aplicação de vale refeição de 12 reais em jornada de 8 horas (com o acréscimo de 6 reais nos casos de jornada superior a esse período), obrigatoriedade de implantação de Participação em Lucros e Resultados (PLR) e criação dos pisos de analista e programador.





TECNOLOGIA É AQUI.CONECTE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário