sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dalai Lama conversa com internautas chineses via Twitter

 

Por Redação do IDG Now! 

Nesta sexta-feira (21/05), o atual Dalai Lama, líder espiritual dos budistas tibetanos, respondeu, pelo Twitter, a diversas perguntas feitas por usuários chineses. Estas foram escolhidas por quase 12 mil pessoas que conseguiram votar pelo site do Google Moderator, serviço bloqueado na China.

Apesar de ter uma conta própria, o Dalai Lama usou o Twitter do escritor Wang Lixiong, famoso por sua defesa do Tibete, a quem encontrou em um hotel em Nova Iorque. Na conversa, que durou 90 minutos, assuntos culturais, religiosos e, principalmente, políticos foram abordados.

Para ele, por exemplo, o Estado chinês se recusa a admitir os problemas existentes na região do Himalaia e, por isso, as discussões não avançam:
“O governo central sempre argumenta que não existem problemas no Tibete, apenas com o Dalai Lama”, afirmou.

Estima-se que 150 mil chineses usem o Twitter ativamente. O serviço também é bloqueado no país, porém, alguns aplicativos conseguem contornar a proibição.

Sumiço misterioso
 
O curioso é que, segundo o site Mashable, as respostas haviam sido traduzidas para o inglês (há inclusive uma imagem no site mostrando-as). No momento em que esta matéria foi escrita, (18h45), no entanto, todos os tweets da página estavam em chinês.

Felizmente, há uma tradução para o inglês em desenvolvimento. Ela está em um arquivo do Google Doc e pode ser acessada aqui.





CONECTE!!!
Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário