sexta-feira, 3 de setembro de 2010

De olho na segurança, Facebook adiciona recurso de logout remoto


Por Robert McMillan, do IDG News Service,

 
Em breve, os usuários do Facebook  terão uma nova maneira de proteger suas contas contra o uso indevido de spammers.

A redes social lançará um recurso de segurança que permitirá aos integrantes ver quais computadores ou dispositivos também estão logados com o mesmo perfil. Caso isso esteja ocorrendo, será possível remover os acessos indesejados.

De acordo com um comunicado oficial do Facebook, nem todos serão capazes de usar este nova função de imediato , já que ela está sendo implementada gradualmente.

Os internautas com a opção já habilitada precisarão acessar o item Configurações da Conta e, depois, o item Seção de Segurança da Conta (em inglês, Account Security Section). Lá, eles poderão ver os diferentes computadores conectados, qual o navegador e o sistema operacional usados e - com base no endereço do IP (Internet Protocol) –  descobrir onde eles estão localizados.

Com apenas um clique, o participantes poderão encerrar a "atividade" daquele aparelho. E redefinir a senha, caso suspeitem que ela realmente foi hackeada.

Spam

A medida resolve um problema crescente na plataforma. Spammers usam sites de phishing para enganar os usuários, descobrir login/senha e depois utilizar as contas para disseminar spams entre os amigos da rede social.

Este tipo de ameaça é considerada extremamente eficaz porque, aparentemente, foi enviada por um conhecido ou amigo, o que não levanta suspeitas. Para especialistas em segurança, muitos spammers já desenvolveram programas automatizados, capazes de roubas dados e enviar as mensagens.

Há apenas algumas semanas, spammers usaram contas hackeadas para enviar um anúncio falso oferecendo gratuitamente um iPad, o famoso tablet da Apple.

Além de expulsar os spammers do perfil, este novo recurso ainda permite que um internauta se desconecte de máquinas usadas recentemente, por exemplo, um computador público ou o telefone celular de um amigo.
CONECTE!!!
Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

Postar um comentário