quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Anatel vai antecipar leilão do 4G para 2011

 
 
Por Vinícus Aguiari, da INFO Online

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja antecipar para o primeiro trimestre de 2011 o leilão das frequências que serão usadas para a implantação de telefonia 4G no Brasil.

Inicialmente programado para ocorrer em 2012, o leilão deve ser antecipado devido à Copa de 2014.

Segundo a a conselheira da Anatel, Emíia Ribeiro, o 4G precisa estar em operação no país  já em 2013.

O leilão deve envolver faixas de radiofrequência entre 2.170 MHz a 2.182 MHz e de 2.500 MHz a 2.690 MHz. Atualmente, essas faixas são utilizadas para a prestação de serviços de comunicação multimídia e TV por assinatura via MMDS (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais).

Com as mudanças, a faixa também poderá ser usada também para telefonia fixa e móvel.

O 4G é uma evolução dos padrões de telefonia atual e permite a troca de arquivos com uma velocidade de até 100 megabits por segundo (Mbps). As tecnologias que são mais exploradas na indústria são WiMax e LTE (Long Term Evolution).

Última faixa do 3G

Em dezembro, a Anatel deve realizar o leilão da última faixa de frequência 3G. Desta vez, a Agência espera que o ágio pago pelas empresas não seja tão alto quanto o pago em 2007.

Na ocasião, o lote minimo de 141 lotes saiu por 5,3 bilhões de reais em vez dos 2,7 bilhões estipulados inicialmente. Segundo Emília, a participação de terceiros elevou o valor das transações. 
 
 
 
 
 
 
CONECTE!!!




Twitter ultrapassa MySpace e é 3º maior rede social do mundo



Da Redação do IDG Now

Um levantamento da consultoria comScore, feita em agosto último, constatou que o Twitter ultrapassou o My Space em número de usuários únicos e agora é a terceira maior rede social do mundo.

Segundo o relatório, o microblog conta com 96 milhões de usuários, contra 95 milhões da rede social pertecente a NewsCorp. Aos poucos, o Twitter vai avançando rumo à segunda posição do ranking, que pertence à plataforma Windows Live, que tem 140 milhões de usuários.

O MySpace vem lutando para conter a fuga de usuários. Nos últimos 12 meses houve uma queda de 17% no número de pessoas que freqüenta essa rede. Já o Twitter registrou um crescimento de 76% entre agosto de 2009 e agosto de 2010.

O domínio absoluto continua com o Facebook, que registrou 598 milhões de usuários em agosto e cuja audiência aumentou em 54% neste ano.





CONECTE!!!
Enhanced by Zemanta

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Google comemora 12º aniversário com bolo na logomarca



Do G1

Para comemorar o 12º aniversário, o Google publicou a ilustração de um bolo na página principal da ferramenta de busca nesta segunda-feira (27). O desenho foi criado pelo pintor americano de 89 anos Wayne Thiebaud.

A empresa foi fundada em setembro de 1998 pelos estudantes recém-formados da universidade de Stanford, Sergey Brin e Larry Page. O Google começou, unicamente, como uma ferramenta de busca. Segundo notícia da época do site PCMag, publicada em dezembro de 1998, o site teria o “dom incrível" de mostrar os resultados mais relevantes. Naquele ano, o site ganhou como a melhor ferramenta de busca do "Top 100 Web Sites".

Aos poucos, o Google foi lançando novos produtos, como o Google Imagem, em 2001, o Google Labs e o Google Notícias, em 2002, e o Google Maps, em fevereiro de 2005. Os últimos produtos criados pela empresa foram o sistema operacional Android, o Google Buzz e o Google Voice. Hoje, a palavra Google pode ser encontrada, inclusive, no dicionário Oxford.






CONECTE!!!
Enhanced by Zemanta

TSE disponibiliza software Digulga 2010 para apuração das eleições

Por Breno de Paula
O TSE já disponibiliza em seu site- Clique aqui  – o software “Divulga 2010”.
Com este software instalado, é possível qualquer cidadão acompanhar no conforto de sua casa toda a apuração das eleições 2010 em tempo real.
Sem dúvida uma importante ferramenta no momento mais decisivo do pleito eleitoral.
CONECTE!!!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Google Street View chega ao Brasil na próxima quinta



Da Redação do IDG Now

A Google anunciará na próxima quinta (30/09), em um evento para a imprensa em São Paulo, que o serviço Street View finalmente começará a operar no Brasil.

De acordo com o convite enviado à imprensa, a apresentação será feita por executivos da Google no Brasil e da Fiat – parceira no projeto.

O serviço permite visualizar as ruas a partir do ponto de vista de um motorista, o que facilita a navegação com o Google Maps. Com câmeras instaladas em carros, já foram mapeadas ruas e avenidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

A primeira etapa do projeto previa a captação de imagens nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

No exterior, o Street View tem levantado polêmicas com usuários e governos, com acusações de invasão de privacidade e coleta de dados de redes Wi-Fi sem a anuência dos proprietários.




CONECTE!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Twitter nega dar convites para novo design 2010



Rogerio Jovaneli, de INFO Online

Diferentemente do que muitos usuários têm comentado no Twitter, não existe qualquer necessidade de pedir convites para a nova versão do microblog, anunciada ontem à noite.

Embora internautas tenham espalhado o boato de que possuem convites para o chamado “newtwitter” (tema que foi parar entre os tópicos mais comentados no Brasil e no mundo), o “novo Twitter” será oferecido, aos poucos, a todos os usuários.

“Todos os usuários terão a nova versão do Twitter em breve, não existe convite! Pio Pio”, escreveu a brasileira Carol Schimmelpfeng, responsável pelo perfil @ajuda e que também cuida da divulgação de conteúdo do Twitter em português.

Nova versão

O Twitter anunciou na noite de ontem uma reforma geral em sua página inicial. Mudou o design do microblog, com a coluna da esquerda - onde aparecem a lista de seguidores e os trending topics – sendo toda reestilizada, ganhando o mesmo peso da timeline, que foi levemente descolada para a esquerda da tela.

Com a mudança, a coluna da direita passa a permitir que o usuário acesse alguns vídeos e fotos linkados por outros usuários sem que seja preciso visitar uma página externa.

O novo formato também permitirá acesso rápido a informações de outros perfis, como biografia e tuites recentes.

A nova versão do Twitter é resultado de parcerias entre o site e 16 empresas, incluindo TwitPic, YouTube, Twitgoo, Ustream, Justin.tv, entre outras.

A transição para os usuários será feita gradualmente durante as próximas semanas, sendo que a empresa não comunicou quais países terão prioridade.





CONECTE!!!


Enhanced by Zemanta

sábado, 11 de setembro de 2010

Google Earth vai mostrar contagem de votos



Agência Brasil

Os eleitores brasileiros terão mais uma ferramenta para acompanhar de perto o pleito deste ano.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fechou uma parceria com a Google para que o programa Google Earth exiba, em tempo real, dados da apuração dos votos para presidente, governador e senador.

A ferramenta interativa ficará disponível por meio de um link no site do TSE após o início da contagem dos votos, no dia 3 de outubro. Uma vez acessado o programa, o eleitor poderá clicar em cada uma das 26 capitais mais o Distrito Federal para acompanhar os últimos números referentes à disputa local.

Ao clicar em determinado estado, o programa apontará para um ponto turístico da capital e exibirá dados dos dois candidatos mais votados para governador e senador, além da porcentagem de urnas apuradas até o momento do acesso. Os dados sobre a disputa presidencial serão mostrados quando o eleitor clicar em Brasília.

CONECTE!!!
Enhanced by Zemanta

sábado, 4 de setembro de 2010

Twitter atinge 145 milhões de usuários



Célio Yano, de EXAME.com

O número de usuários do serviço de microblogging Twitter não para de crescer. Criado em 2006, o site passou os 145 milhões de contas, menos de cinco meses após chegar à marca dos 100 milhões de cadastros. 

A informação foi divulgada na quinta-feira (2) pelo presidente-executivo da empresa, Evan Williams, em um post no blog oficial do produto. 

Williams destacou principalmente o crescimento nos acessos ao serviço por meio de dispositivos móveis. 

Desde abril, data da primeira conferência da companhia voltada para desenvolvedores, houve aumento de 62% no total de usuários móveis. Para ele, a tendência é resultado do investimento que a empresa fez nos últimos meses para estar em todas as plataformas móveis.

"Fizemos testes com usuários de iPhone e percebemos que mesmo que houvesse vários aplicativos desenvolvidos por terceiros que acessavam o Twitter, as pessoas tinham problemas para achá-los e escolher entre eles porque não havia nenhum chamado ´Twitter´. Isso os afastava de usar o Twitter", explica Williams. "Por essa razão, adquirimos o Twittie e o transformamos em Twitter para iPhone, com uma nova experiência de entrada para os usuários".

A estratégia da empresa foi buscar uma abordagem semelhante com o Twitter para BlackBerry, aplicativo desenvolvido pela RIM, e o Twitter para Android. Nesta semana, a companhia lançou o Twitter para iPad, que aproveita recursos únicos como o tamanho da tela e a fluidez da interface multitouch do tablet da Apple. 

"Hoje, 16% de todos os novos usuários do Twitter começam em equipamentos móveis, contra 5% antes do lançamento de nosso primeiro aplicativo para celular com a marca Twitter", afirma o executivo.

Williams ressaltou que, embora os aplicativos para smartphones sejam importantes, ainda há um número bastante grande de pessoas que acessa o Twitter em celulares por meio da versão móvel do site no próprio navegador ou por SMS.


CONECTE!!!


Enhanced by Zemanta

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

De olho na segurança, Facebook adiciona recurso de logout remoto


Por Robert McMillan, do IDG News Service,

 
Em breve, os usuários do Facebook  terão uma nova maneira de proteger suas contas contra o uso indevido de spammers.

A redes social lançará um recurso de segurança que permitirá aos integrantes ver quais computadores ou dispositivos também estão logados com o mesmo perfil. Caso isso esteja ocorrendo, será possível remover os acessos indesejados.

De acordo com um comunicado oficial do Facebook, nem todos serão capazes de usar este nova função de imediato , já que ela está sendo implementada gradualmente.

Os internautas com a opção já habilitada precisarão acessar o item Configurações da Conta e, depois, o item Seção de Segurança da Conta (em inglês, Account Security Section). Lá, eles poderão ver os diferentes computadores conectados, qual o navegador e o sistema operacional usados e - com base no endereço do IP (Internet Protocol) –  descobrir onde eles estão localizados.

Com apenas um clique, o participantes poderão encerrar a "atividade" daquele aparelho. E redefinir a senha, caso suspeitem que ela realmente foi hackeada.

Spam

A medida resolve um problema crescente na plataforma. Spammers usam sites de phishing para enganar os usuários, descobrir login/senha e depois utilizar as contas para disseminar spams entre os amigos da rede social.

Este tipo de ameaça é considerada extremamente eficaz porque, aparentemente, foi enviada por um conhecido ou amigo, o que não levanta suspeitas. Para especialistas em segurança, muitos spammers já desenvolveram programas automatizados, capazes de roubas dados e enviar as mensagens.

Há apenas algumas semanas, spammers usaram contas hackeadas para enviar um anúncio falso oferecendo gratuitamente um iPad, o famoso tablet da Apple.

Além de expulsar os spammers do perfil, este novo recurso ainda permite que um internauta se desconecte de máquinas usadas recentemente, por exemplo, um computador público ou o telefone celular de um amigo.
CONECTE!!!
Enhanced by Zemanta